Missão, visão e valores

MISSÃO

Promover a Educação Profissional, visando à formação cidadã com conhecimentos humanísticos, científicos e tecnológicos e com princípios baseados na solidariedade, respeito e responsabilidade social, de forma a garantir a aquisição de competências profissionais que possibilitem sua inserção no mercado de trabalho, e em consonância com as estratégias de desenvolvimento sócio-econômico do Estado.

VISÃO

Destacar-se como um centro de referência no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, aliados à responsabilidade social, visando à melhoria da qualidade de vida da população e considerando as demandas do mundo do trabalho e da sociedade.

Valores

   Valores de Sociedade

Nosso ideal é alcançar uma sociedade justa e democrática que:

  • proporcione condições reais de exercício da cidadania;
  • dê conta das necessidades básicas do desenvolvimento humano, respeitando o pluralismo de concepções;
  • construa uma equidade social, através de um modelo de justiça inclusiva que viabilize a participação efetiva de todos os cidadãos na distribuição das riquezas econômicas, culturais e sociais.

 

     Valores de Aluno

Queremos formar:

  • um cidadão construtor de seus direitos, ativo, participante da vida política, econômica e social de seu país;
  • um indivíduo capaz de interagir com o meio físico e social, na construção de uma outra sociedade de maneira ética, crítica e solidária.

 

Valores de Educação Profissional

A educação é um processo que consiste na construção concreta do homem, é a práxis para a mudança do indivíduo e da sociedade, portanto, é um processo dialético, político, científico, cultural, que busca, seleciona e difunde valores, bem como, é o alicerce do desenvolvimento pessoal profissional e sócio-político na direção do processo de aprendizagem contínua e de formação humana. Nesse sentido, fornece subsídios para a constituição/desenvolvimento integral do ser humano.

Dessa forma, a instituição escolar é o “locus” responsável e fundamental para promover o processo de educação/formação dos sujeitos; construção do conhecimento; exercício da cidadania e do compromisso/responsabilidade com a transformação social. Em síntese, é o local para o fomento de ações; para a construção e o exercício do saber, da autonomia, da responsabilidade, da ética, ou seja, do desenvolvimento pessoal, profissional e social do aluno/trabalhador. A concepção de educação que orienta as ações do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, caracteriza-se com uma visão de processo permanente e contínuo, que prima por realizações participativas, reflexivas, criadoras e da apropriação dos conhecimentos tecnológico-científico socialmente produzidos nas diferentes áreas do saber.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.