Institucional

Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, com sede à Rua Antônio da Silva Vendas, 115, Bairro Miguel Couto criado através do Decreto Governamental n.º 11.195, publicado no Diário Oficial de MS n.º 5987 em 29 de abril de 2003, é uma Instituição pública estadual, mantida pela Secretaria de Estado de Educação, que oferece cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, nos eixos tecnológicos: 1. Controle e Processos Industriais; 2. Desenvolvimento Educacional e Social; 3. Gestão e Negócios; 4. Produção Cultural e Designer e; 5. Turismo, Hospitalidade e Lazer; com o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens, egressos do Ensino Médio, e do cidadão trabalhador, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB n.º 9.394/96 e o Decreto Federal n.º 5.154/04, nos seus artigos 3º e 4º.

O CEPEF terá como função precípua possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida em sociedade, oferecer instrumentos de compreensão da realidade para que o estudante possa intervir e contribuir para transformá-la. A aprendizagem, partindo da realidade social do aluno constitui elemento-chave para se adquirir informações significativas, levando o aluno não somente a conhecer, mas também compreender, assumindo uma postura consciente, crítica e ativa diante da realidade.

O CEPEF, na construção de sua proposta pedagógica para a Educação Profissional, buscou atender às expectativas da comunidade e atender às orientações da Política de Educação Profissional para Mato Grosso do Sul, inserindo nela os conhecimentos, competências e habilidades que constituirão meios para consolidar a formação global dos estudantes e não um fim em si mesmo.

Desta forma, podemos contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão crítica e dinâmica do mundo, na medida em que os conteúdos receberem diferentes significados, considerando o ponto de vista das diferentes ciências. Considerando que todos os processos educativos se baseiam em um determinado referencial teórico, apresentamos esse documento, que se constitui no guia da ação pedagógica dessa Instituição, para tornar claras as ações do CEPEF.

O CEPEF oferece cursos técnicos aos jovens e trabalhadores de variadas regiões de Campo Grande, não atendendo a um bairro específico. Em geral, nossos alunos se matriculam no CEPEF buscando uma formação para melhorar sua condição profissional para o mercado de trabalho.

Temos, ainda, os adolescentes que se matriculam por meio do Pronatec, cursando o ensino médio nas escolas regulares, no matutino e no vespertino; e alunos adultos que já concluíram o ensino médio, sua grande maioria estudando no noturno.

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.