Histórico

No final de 1996, o Governo Federal sancionou a LDB nº. 9394/96, que altera a realidade do ensino médio e profissional e editou, posteriormente, o Decreto Federal nº. 2.208/97, ficando assim caracterizada a Educação Profissional de forma específica. A partir das determinações da LDB e do referido Decreto, o Ministério da Educação foi o responsável pela formulação dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional Técnica de nível médio, consolidando a legislação básica para esta modalidade de ensino.

Para implantar a reforma da Educação Profissional em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Educação, com apoio do Ministério da Educação/MEC, através do Programa de Expansão da Educação Profissional/PROEP, realizou uma ampla pesquisa, com o propósito de fazer o diagnóstico da realidade do Estado, apontando os cenários e tendências da economia em âmbito estadual, bem como as inovações tecnológicas e de gestão.

A pesquisa evidenciou também um perfil de trabalhador imposto pela hipercompetitividade criado pelo modelo econômico capitalista. Tendo em vista os condicionantes econômicos e políticos mundiais e do Estado foram evidenciadas as áreas profissionais a serem priorizadas para atender às demandas decorrentes das ações estratégicas para a criação da infraestrutura e desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul.

Quanto à formação de profissionais técnicos de nível médio, constatou-se a necessidade da oferta de cursos, principalmente nos eixos tecnológicos de Gestão, Comércio, Turismo, Hospitalidade, Lazer, Informática e controle e Processos Industriais. Com base neste estudo, a Secretaria de Estado de Educação definiu, no Plano de Educação Profissional (PEP) aprovado pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Educação, a construção Centros de Educação Profissional em regiões estratégicas do Estado. No município de Campo Grande foi construído o primeiro Centro de Educação Profissional, denominado Ezequiel Ferreira Lima.

A partir de julho de 2004, com a assinatura de Convênio entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Gestão Pública, a Fundação passa a conjugar esforços para implementar e manter as atividades do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima.

De 2003 a 2007 foram oferecidos cursos de Formação Inicial e Continuada nas áreas de indústria, gestão, informática e turismo e hospitalidade.

Na área de gestão foram oferecidos cursos de: Serviços de Pessoal, Contabilidade Pública, Contabilidade Básica, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Departamento Pessoal, Assistente Administrativo, Vendas, Rescisão Contratual, Básico de Escritório, Assistente Contábil, Assistente de Departamento Pessoal, Redação Comercial e Oficial, Telemarketing, Administrando meu próprio negócio, Gerência Financeira. Técnicas de Secretariado, Técnicas de Vendas e Excelência na Representação Comercial, Redação de Documentos Oficiais e Comerciais, Administração de Cadastro de Crédito e Cobrança e Consultor de Vendas. Num total de 1.319 alunos que concluíram os cursos.

Na área de indústria foram oferecidos cursos de: Eletricidade Básica, Eletricista Instalador Predial, Eletrônica Básica, Introdução à Eletricidade Básica, Eletricista Instalador Industrial, Eletrônica Digital, NR10 e Eletrônica Digital. Nestes cursos, 642 pessoas concluíram os cursos.

Na área de informática foram oferecidos cursos de: Informática Básica, Informática Avançada, Criação de Home Page, Desenvolvimento Avançado de Planilhas Eletrônicas, Banco de Dados, Editoração Avançada de Textos, Programação Aplicada à Web, Programação Básica de Computadores, Designer Digital, Linux Básico e Excel. Nesta área, 1.693 alunos concluíram os cursos.

Por fim, na área de Turismo e Hospitalidade, foram oferecidos cursos de: Turismo e Suas Modalidades de Trabalho, Licenciamento Ambiental, Espanhol Básico, Gestor Ambiental, Camareiros, Organização de Eventos na Hotelaria, Inglês Instrumental para Turismo, Auxiliar de Camareiros, Garçom, Café Colonial, Inglês Básico, Lancheiro, Salgadeiro, Organização de Eventos, Cerimonial e Protocolo, Oficina de Churrasqueiro, Frango, Chester e Peru Desossado, Coffee Break, Cerimonial e Protocolo, Pizzaiolo, Arte de Massas e Molhos, Chapeiro, Cozinha Regional, Espanhol Básico e Intermediário, Inglês Básico e Intermediário, Barman/Barwoman e Técnicas de Recepção de Hotel. Nesta área 702 alunos concluíram os cursos.

Somando as quatro áreas, de 2003 a 2007, 4.356 alunos concluíram cursos de Formação Inicial e Continuada no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima.

O INÍCIO DOS CURSOS TÉCNICOS

O primeiro curso técnico oferecido no CEPEF foi o Técnico em Gestão Escolar, que teve início em 2005, com 90 matriculados em 3 turmas. A conclusão foi em 2006, com 69 alunos formados.

Ainda em 2006, outras duas turmas de curso técnico tiveram início, outra de Técnico em Gestão Escolar, com 34 matriculados e a primeira turma de Técnico em Turismo e Hotelaria, com 32 matriculados. O número de concluintes foi de 28 e 15, respectivamente, em 2007.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.