1º DESAFIO ENTRE ROBÔS DO CEPEF MODALIDADE SUMÔ

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 31, 2017 as 20:31 | Voltar

Edital 1º DESAFIO ENTRE ROBÔS DO CEPEF 2017AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL

“1º DESAFIO ENTRE ROBÔS – MODALIDADE SUMÔ” SERÁ SEDIADO NO ESTACIONAMENTO DA LEROY MERLIN

Evento acontecerá no dia 20 de maio, a partir das 14h, e é organizado pelos alunos do Curso Técnico em Eletrônica 2015A Noturno do Centro de Educação Profissional Ezequiel Lima.

Com o objetivo de pôr em prática os conhecimentos adquiridos no Curso Técnico em Eletrônica, professores e alunos resolveram expor os seus trabalhos de uma maneira diferente, organizando uma competição entre os projetos, com movimentos e dentro de uma arena, ao invés das tradicionais feiras técnicas.

O projeto - A ideia inicial era realizar uma disputa inspirada no torneio internacional battlebots, cuja finalidade é destruir ou imobilizar o adversário. Mas como a infraestrutura de proteção ao público seria onerosa, propusemos a modalidade Sumô, garantindo que o público não corra riscos de alguma peça de robô “voar” em sua direção. A modalidade Sumô - nas normas internacionais - sugere duas categorias: robôs rádio-controlados com um piloto e robôs autônomos que utilizam de sensores para localizar e empurrar o oponente para fora do ringue. Neste primeiro desafio, as regras foram ajustadas para a situação em que os alunos se encontram, com muito pouco ou sem nenhum patrocínio, montando seus robôs com algumas sucatas. Assim, para atender esta situação real, o peso e as dimensões não seguiram o padrão internacional, desse modo, foram alterados para 5kg e medidas de L=35cm x C=30cm x A=25cm, considerando ainda que o prazo para desenvolvimento e apresentação foram de dois meses até a data do duelo. Os robôs utilizam de programações gravadas no Arduino (placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos) e controladas por rádio ou Bluetooth com interface em smartphones.

Apoio e participação - Os alunos projetaram seus robôs combatentes com o auxílio dos professores de diversas disciplinas do curso, como Eletrônica Digital IV, Sistemas de Comunicações e Empreendedorismo, que durante as aulas aplicam atividades próprias da grade curricular e reservam os finais de semana para a realização do projeto. O entusiasmo da turma foi contagiante: colegas de outras turmas já estão inscritos no torneio, assim como estudantes de Amambaí (localizado a 350Km da capital), e equipes de universidades, além dos próprios professores, que também terão seus robôs na competição. E ainda temos a participação da Leroy Merlin que compõe uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem. Esta empresa atua hoje em 11 países, aprovou a ideia e é apoiadora do projeto 1º Desafio entre Robôs, cedendo parte do espaço de seu estacionamento para a realização do torneiro. A proposta foi tão bem aceita que planos futuros foram feitos: promover este evento anualmente para alunos, convidados e para o público em geral.

Serviço - O 1º DESAFIO ENTRE ROBÔS – MODALIDADE SUMÔ acontecerá no dia 20 de maio, a partir das 14h, no estacionamento da Leroy Merlin, saída para Cuiabá, na Av. Cônsul Assaf Trad, antes do shopping Bosque dos Ipês. Para quem tem interesse em participar, as informações e o Edital do evento estão na página do Centro de Educação www.cepef.ms.gov.br. Tudo de graça!

Para os pais e crianças que pretendem iniciar nesse mundo tão atual da robótica, o SESI apresentará um pouco das suas atividades e seus robôs construídos com LEGO e sistemas NXT e EV3 mais intuitivos.

Publicado por: tmotta@fazenda.ms